Pérolas são clássicos e realezas que nunca perdem a majestade. Vai e vem ano, entra e sai moda, essas belezuras sempre aparecem como tendência aqui e ali. Mas você sabe o que elas são?
As pérolas são material orgânico produzido no interior das ostras e moluscos (que vivem tanto em água salgada como doce) quando um corpo estranho invade seu organismo.
Sua formação acontece quando o molusco cobre esse “intruso"com repetidas camadas de nácar como reação de defesa. O nácar é composto quase exclusivamente de carbonato de cálcio (sob a forma de cristais de argonite) e por uma substância protéica denominada conchina.
Como a natureza não dá ponto sem nó, criou as pérolas sintonizadas com as fases da lua, que controlam as mudanças das marés. As ostras são femininas, tanto em sua manifestação física quanto pelo fato de conter um objeto embrionário dentro delas. Por isso também representam o príncipio Yin da feminilidade criativa.
Aproximadamente 95% das pérolas comercializadas no mundo são cultivadas. Neste processo, são implantadas pequenas sementes dentro dos moluscos para que se produzam as pérolas. Uma ostra precisa de, no mínimo, cinco anos para produzir uma pérola de tamanho médio. Mais uma vez, a natureza e seu tempo rei, que sabem como fazer as coisas mais incríveis que a gente pode imaginar.
Coco Chanel popularizou o uso das pérolas depois de ganhar uma joia de família de seu amante, o Duque Dmtri Pavlovich. Chanel nunca abandonou seu colar de seis voltas, tendo sido vista, inclusive, montando a cavalo com ele. Como eram sua paixão, as pérolas se tornaram símbolo dessa marca icônica.
Aqui, no Ateliê, estamos brincando com as pérolas de uma outra forma, ou melhor, com outras formas de pérolas. Criamos joias com gemas de formatos diferentes, super orgânicos, mas um pouco mais moderninhos, alongados, achatados, diferentes das tradicionais pérolas redondas.
Também estamos usando tons mais acinzentados das pérolas, que combinam lindamente com as cores dos metais. Dá pra ver pelas fotos como tudo tem harmonia, né?
Além disso, pensamos na versatilidade nas formas de uso porque são muitas possibilidades. A mesma gema que está em um brinco pode também estar como pingente em uma corrente que você já usa, por exemplo.
Diferente das pérolas tradicionais, elas não ficam "presas" em uma única joia, são mais versáteis e mais livres pra criações. Enfim, tá tudo bem bonito, moderno e atemporal como toda pérola é.
Fica o convite pra conhecer mais dessa nova coleção. Na verdade, a gente é que vai brilhar mais com tanta beleza e versatilidade. Te esperamos!
Com carinho,
Camila Lovisaro