O universo da joalheria é super extenso e vai muito além do design das joias. É preciso pensar em conforto, conhecer bem os metais, estar atente à procedência das pedras, saber qual o melhor banho para cada peça. Um conjunto de cuidados que, no final, refletem a beleza e qualidade do que criamos no Ateliê.
O post de hoje é sobre uma das muitas curiosidades que chegam até nós e achamos extremamente importante contar um pouco: o famoso banho de ródio! Cada vez mais usado no mercado da joalheria e outras indústrias, o ródio tem se tornado um metal de grande valor, sendo muitas vezes comparado ao ouro. Então, respondemos aqui as quatro perguntas mais frequentes sobre esse banho incrível que cai bem em muitas joias!
1 . O QUE É BANHO DE RÓDIO?
Banho de ródio, também conhecido como acabamento rodinado, é um procedimento em que joias de prata ou ouro branco recebem aplicação de uma camada deste metal, num processo chamado de galvanoplastia. O ródio é um metal precioso da família da platina (metais brancos). Sua coloração está entre o prata e o branco, é um elemento bastante resistente à corrosão e super raro na natureza. Hoje em dia, inclusive, é considerado o metal mais caro do mundo.
2 . PARA QUE SERVE O BANHO DE RÓDIO?
Por ser um metal altamente resistente a ácidos, substâncias corrosivas e extremamente brilhante, proporciona uma camada de proteção à joia. Esse processo ajuda a minimizar os efeitos do tempo e do uso na peça, além de evitar e retardar o aparecimento de manchas e arranhões. O banho de ródio vai prevenir que esses danos aconteçam com facilidade. Por isso, evite usar produtos químicos, deixar suas joias expostas ao sol ou fazer atividades manuais pesadas com elas. #FICAADICA
3 . QUAL A DURABILIDADE DE UM BANHO DE RÓDIO?
Como o próprio nome sugere, o banho de ródio ou de qualquer outro metal é uma camada de material depositado sobre outro - base. Sendo assim, o banho não é eterno e sua durabilidade está relacionada a alguns fatores, principalmente à qualidade do banho e à frequência com que a joia é usada.
Outro detalhe importante é sobre a espessura da camada de metal, se ela for um pouquinho mais espessa, vai demorar mais de tempo para se desgastar. Assim como a frequência de uso, quanto mais usada, mais rapidamente sua joia precisará de um novo banho.
4 . QUAIS OS BENEFÍCIOS DO BANHO DE RÓDIO?
O ródio é um metal de tonalidade um pouco mais clara que a prata. Sendo assim, quando aplicado em forma de banho, faz com que as joias ganhem maior brilho e ainda fiquem protegidas contra a oxidação natural. Como outros banhos, confere maior durabilidade e resistência à joia, também pode-se dizer que oferece uma espécie de acabamento. Nos casos de joias em ouro branco, o banho de ródio é também muito usado, com a finalidade de alterar o tom levemente amarelado do ouro branco para um prateado mais clarinho e bem brilhante.
E aí, gostou de aprender um pouco mais sobre o banho de ródio? Se ficou alguma dúvida, pode deixar aqui nos comentários, vai ser um prazer te responder!
Com amor,
Camila Lovisaro.