Tudo ao nosso redor tem natureza, por mais que a gente não perceba. A gente é natureza e, talvez, se não tivéssemos crescido aprendendo o contrário, saberíamos cuidar melhor dela. E, claro, de nós também. Vivemos rodeados pela sua presença importante, desde o alimento que comemos, até nossas férias na praia, passando pelo ar que respiramos.
Aqui, no Ateliê Camila Lovisaro, aprendemos muito e diariamente com a natureza. Ela é nossa mestra silenciosa, resiliente, generosa e paciente. Nos ensina sobre ciclos, sobre transformação e sobre a beleza que existe no efêmero e no imperfeito. É com ela que criamos. Nosso ofício é moldar o que é bruto em poesia palpável, e nesse processo, aprendemos a respeitar o tempo das coisas. Cada vez mais.
Trabalhamos com fogo, água, pedras que carregam milhões de anos em suas entranhas e cores, com metais reciclados pra cuidar e respeitar ainda mais nossa mãe maior.
Cada joia que nasce aqui carrega algo de ancestral, de essencial. E, às vezes, como agora, nasce uma coleção que não é inspirada pela natureza, mas é, em si, um fragmento dela.
Foi assim, que surgiu a Coleção Natureza Viva.
Assim como as estações do ano e seus ciclos, cada um no seu tempo, vão nascendo as partes dessa coleção. A primeira delas é o brinco Folha que foi literalmente encontrado no chão de um passeio com meus filhos e depois de meses secando foi moldada com delicadeza e muita paciência até se transformar em metal.
Cada nervura, cada curva, cada detalhe preservado com precisão e afeto. Como quem reconhece numa folha caída toda força de tudo que resiste.
Todas as joias dessa coleção são um lembrete bonito de que somos natureza. De que resistimos, como as árvores resistem às tempestades. De que precisamos cuidar da terra como cuidamos da nossa própria pele, porque no fundo, é tudo uma coisa só.
Essa joia é um manifesto. Um convite ao cuidado, à presença, à escuta da mãe natureza e à urgência de cuidar dessa nossa casa. Um lembrete de que, mesmo quando tudo parece seco, a vida ainda pulsa.
A gente aqui deseja que ela toque quem a usar com a mesma ternura com que foi criada. Que lembre, todos os dias, da beleza que existe em continuar sempre, como a nossa mãe maior: a mãe natureza.
Com carinho,
Camila Lovisaro