Antes do tempo dos homens havia o tempo da natureza, antes do relógio os astros, antes da pressa os ciclos. O tempo moderno consome o tempo da alma, já pensou nisso? Aqui no Ateliê, em nossos processos de criação ou produção o tempo é rei e precisamos, diariamente, rever nossa relação com ele. Em uma joia guardamos o tempo do seu próprio nascimento, o de quem a coloca no mundo, do outro que a espera, dos processos naturais de seus componentes, das memórias que carrega, de um futuro feito pra durar, da sua própria existência única e impermanente.
Esse colar Pra tudo, tempo, foi criado para nos trazer de volta à percepção do tempo. Uma provocação ou um lembrete, uma joia ou um quadro, uma brincadeira ou um ensinamento, palavras pra reconectar os ponteiros da nossa essência.
Na correria dos dias a gente se apressa pra alcançar um relógio acelerado pelo cronos social, mas quanto tempo cabe nesse tempo? Quanto de você e dos seus movimentos tem nele? A pressa moderna te permite se conectar ou reconectar com você mesma?
Viver o tempo natural das coisas é um dos desafios mais instigantes dessa geração adiantada e acelerada, tanto que nem nos atentamos ao fato de que não nos sobra momentos pra refletir essa relação. E assim seguimos atropelando a consciência da impermanência, os danos da pressa, a importância dos ciclos dentro e fora de nós, o respeito aos tempos alheios, a leveza da calma, tanta coisa se vai no não tempo da vida.
E, rei que é em toda a sua majestade, ele não volta atrás. Pode ser linear, se confundir ou se organizar entre demarcações humanas de passado, presente e futuro, mas só existe pra nós como possibilidade real no agora. E é esse o chamado desse colar Pra tudo, tempo.
Pisar no freio e nos perceber donas do nossos próprios ponteiros, por mais que isso custe boas remadas contra a maré. Seja bem vinda a esse momento de trazer o tempo pra mais perto da gente, de transformá-lo em presença, em joia, em afeto, em experiência, em vida.
E não se esqueça, amar e viver são agora, permita- se!
Com carinho,
Camila Lovisaro
♥️
3 comentários em Pra tudo, tempo! uma breve reflexão sobre a relação com o tempo.
Sussa Abdalla
Que sincronicidade lindaaaa…
O projeto pedagógico que apresentarei no próximo dia 23/ 01, no colégio em que atuo, será exatamente esse " Tempo como presente!!!"
Só vc, poderia transcender o valor da preciosidade do TEMPO em algo tão singular e especial!!!
És uma ARTISTA de corpo, mente e alma!!!
Sua FÃ e grande admiradora das obras!!!
PARABÉNS!!!
SUELI PRESSER
Camila, vc não tem feito joias só com metais, vc tem transformado palavras e sentimentos tbm em joias.
Parabéns pelo seu trabalho tão lindo e afetuoso e por ser essa pessoa tão especial e atenta
Bjs
SUELI PRESSER
Camila, vc não tem feito joias só com metais, vc tem transformado palavras e sentimentos tbm em joias.
Parabéns pelo seu trabalho tão lindo e afetuoso e por ser essa pessoa tão especial e atenta
Bjs