O feminino que move mundos

O feminino que move mundos

O mês de março é, pra gente, uma data celebrativa e política ao mesmo tempo. Celebramos o feminino que gera e move o mundo, suas conquistas suadas e diárias, seus feitos históricos, os caminhos abertos que herdamos daquelas que vieram antes de nós, o amor imenso que habita a figura feminina, a beleza doce e forte em contraponto. Mas também um alerta para o que ainda precisa ser reparado, para as lutas ainda necessárias, os direitos ainda apagados. E, pensando sobre essa data, percebemos que fomos criando, ao longo do tempo, uma série de joias com mensagens especial e sutilmente femininas, nossas medalhas. Neste post, te convidamos a conhecer como elas nasceram, em uma homenagem simples e muito significativa a todas as mulheres que fazem e são o Ateliê, inclusive você! Quem conta essa história é a Camila Lovisaro, o feminino que é o coração de toda essa criação :)

"Um dia, eu disse pra mim mesma que gostaria muito de fazer medalhas com mensagens para nós, mulheres. Aos poucos, essa ideia foi ganhando espaço e força.

A primeira medalha surgiu de uma collab com as manas lindas da Tangerina Moon, uma marca de roupas e acessórios também criada e mantida por duas mulheres. Lançamos, em março de 2019, a "Together We Are Stronger".

Um ano depois lançamos a "Uma Pela Outra", que tem uma mensagem tão forte pra mim, sempre seremos uma pela outra. O machismo enraizado na sociedade insiste em reforçar uma imagem de rivalidade e competição entre as mulheres, mas a gente insiste do outro lado e mostra, diariamente, que estamos cada vez mais próximas, mais fortes. Sou por você e você é por mim.

Em seguida veio a medalha "Leveza" e "Leveza - Fecho T", um sentimento do qual precisamos muito para seguir adiante. Todos os dias a gente precisa de uma pitada leve, de fluidez, dançar com as águas do nosso feminino, ora suaves e calmas, ora violentas e avassaladoras. Mas nem sempre conseguimos, né? Por isso a ideia dessa mensagem, que é quase um auto-bilhete para nos lembrar de guardar espaço para essa leveza na rotina.

Depois veio a "Coragem", essa palavra gigante que precisamos para trilhar caminhos todos os dias, para existir em um mundo majoritariamente masculino e resistir às artimanhas de um legado social injusto. Para ser, para não se calar, para se fortalecer, coragem. Para abrir caminhos, honrar os que já foram abertos e nos permitem existir com integridade.

A leveza encorpou, a coragem aumentou e veio a medalha "A Gente se Tem". Mais um mensagem de força e acolhimento ao universo feminino, termos umas às outras é um afago na alma, um alento à solidão que nos toma de assalto tantas vezes. Que bom que a gente se tem, se fortalece e se faz maior, se reconhecendo nas outras.

E, por fim, "Sou Porque Nós Somos". Vinda da tradição africana, essa frase é um dos preceitos da filosofia Ubuntu, que lindamente coloca todos os seres como iguais. Mais uma mensagem que cai muito bem ao universo feminino e seus incansáveis desafios. Mais uma joia feita de uma mulher para outra e com a intenção de um abraço afetuoso em todas".

 

 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados por *

Importante: todos os comentários precisam ser aprovados para serem publicados.

MAIS ARITGOS DO BLOG