A gente sempre pensa e conversa muito sobre o feminino na rotina do Ateliê. Somos muitas mulheres convivendo, construindo, criando, aprendendo, maternando e empreendendo juntas.
A maioria das nossas joias é feita para mulheres. O universo feminino é nossa maior fonte de inspiração e potência. Então, todo mês de março é um desafio, porque é tanta coisa que queremos falar, ouvir, trocar sobre esse tema, que fica difícil resumir. As mulheres são largas demais pra um mês.
Mas uma coisa tem pulsado forte entre nós, algo que fomos relembrar em uma medalha que fizemos há um tempo, a "Uma pela outra. Sempre"!
Essa joia tem uma frase simples e uma mensagem gigante. Por isso também tantas pessoas vieram buscar esse lembrete e corajosamente carregaram e carregam essa medalha no peito.
Cada vez mais uma pela outra, cada dia mais juntas e crescentes. Sem mundo cor de rosa e ainda com caminhos longos de luta para que todas nós possamos chegar juntas. Nós reconhecemos nossos privilégios e buscamos aprender maneiras mil de compartir.
Por isso também sentimos que podemos ser umas pelas outras e devemos ser, principalmente, ao lado das que são ou estão mais vulneráveis.
Essa medalha não nos deixa esquecer de uma parte muito grande de cada uma de nós; a outra. A resistência do cuidado junto com a revolução do afeto, são coisas que vão salvar o mundo e só poderiam ser causadas por mulheres :)
Mas a gente vive na pele da rotina a falta de auto cuidado e os riscos de não estar a postos para a outra, quando não estamos por nós mesmas. Apostamos que aí também acontece isso, de suar pra conseguir um tempo na vida pra uma coisa sua, só sua.
Um momento, um silêncio, uma viagem, um nada que seja. Tanta coisa vai aumentando a distância entre as mulheres que somos daquelas que queremos ser. O tempo vai despistando essas distâncias, algumas luzes vão se apagando.
Assim chegamos de novo e também nessa medalha, pra buscar esse lembrete de que precisamos estar firmes pra estarmos dispostas e a postos. Não faz sentido buscar uma nova perspectiva sobre os desafios do mundo feminino se ainda não alacançamos os primários, do auto cuidado como realidade para todas nós, sem a premissa do privilégio.
Quando uma mulher se cuida, descansa, pausa, ela resiste às estatísticas e assim se fortalece para estender a mão à próxima. Assim vamos transformando os cursos do rio.
Então, nossa reflexão e auto bilhete compartilhado nessa data é um pouco sobre isso, sobre tudo que está intrínseco na mensagem gravada nessa joia. No nosso desejo de mudar esse paradigma e nos cuidar mais, como e se pudermos.
Que você possa se cuidar, que todas possamos.
Que essa joia com esse lembrete possa espalhar boas energias e te relembrar de poderes especiais por tantas vezes esquecidos. Que tenhamos as outras como um dos motivos para cuidar de nós mesmas. Que sigamos movendo e mudando o mundo! Juntas, sempre!
Com carinho,
Camila Lovisaro
1 comentário em Que sigamos movendo e mudando o mundo!
Rosane Lemos Bothrel Fernandes
Gratidão,Camila! Por lembrar a cada uma de nós a importância de sermos “Uma pela Outra”! É um estímulo para as nossas lutas externas….e principalmente: o desafio de"pausar" para refletir sobre nossas lutas internas….
Vc é uma referência prá nós…suas criações através de suas jóias…sempre autêntica e sensivel a tudo que se passa ao redor e dentro de vc! Feliz da “Clara” por ter vc como inspiração… que com seu “olhar” cuidadoso transformou em jóia o desenho de “coração” da pequena Clara!