Hoje é um dia conhecido no mundo todo, mas nem todo dia a gente lembra da importância do que ele representa. No dia 28 de junho celebramos o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, uma mistura de alegria e dor, de festa e resistêncIa, de celebração do amor que só quer existir em paz.
Essa data fala também sobre orgulho. O Ateliê sente esse orgulho em receber as pessoas na integridade do que elas são e do amor que elas reverberam, todas no mesmo lugar de respeito, dignidade e beleza. São histórias lindas, são pessoas incríveis, são transformações que não deveriam doer porque são genuínas, deveriam ser naturais justamente por serem verdadeiras.
Todo amor vem do coração.
Mas o que mais podemos fazer durante o ano todo, no meio da nossa rotina, em casa, ou no trabalho para que o respeito e a equidade possam ser uma prática também? Compartilhamos algumas boas dicas, as quais, também buscamos praticar o máximo que podemos e cada dia mais. Bora lá, pode ser bem mais fácil do que a gente imagina :)
1. Informe-se e eduque-se sobre questões LGBTPQIAPN+. Conhecimento é poder, e estar bem informado ajuda a combater preconceitos e esteriótipos.
2. Utilize, sempre que puder, uma linguagem que respeite todas as identidades de gênero e orientações sexuais. Evite piadas, comentários ou termos pejorativos.
3. Não se acanhe diante de atitudes homofóbicas. Denuncie comportamentos discriminatórios em ambientes de trabalho, escolas, espaços públicos e até nas redes sociais.
4. Apoie e participe de eventos e campanhas que promovam a inclusão e os direitos LGBTQIAPN+. Mudanças legislativas são essenciais para garantir a proteção e igualdade de direitos.
5. Ensine as novas gerações obre respeito e diversidade. Explicar desde cedo que todas as pessoas merecem respeito, independentemente da sua orientação sexual ou identidade de gênero, é fundamental.
6. Apoie e vote em políticas e legisladores que defendam os direitos LGBTQIAPN+. Mudanças legislativas são essenciais para garantir a proteção e igualdade de direitos.
7. Apoie pessoas, artistas, profissionais e seus negócios assim é possível estimular geração de renda e autonomia financeira.
Tem outra possibilidade muito prática e eficiente que é de apoiar financeiramente ou atendendo a demandas de instituições. ONG's ou projetos que trabalham diretamente com a causa. Se ainda não conhece um lugar legal pra apoiar, a gente te apresenta alguns :)
Celebramos ainda buscando espaços de justiça e paz, mas celebramos porque amar e festejar são atos de resistência também!
Com amor e respeito,
Camila Lovisaro